Thursday, May 26, 2016

Módulos

Módulos, exceções e arquivos

 Uma vez escrito, um script pode ser salvo em arquivo com terminação ".py" (py de Python). O mesmo vale para script com definições de funções.

Um arquivo .py é chamado de módulo e aqui vem a parte interessante: um módulo pode ser incorporado em outro script, fazendo sua importação via o comando import.

import meu_modulo
Para isto dar certo o módulo deve estar no diretório corrente, ou no caminho de busca do Python. Uma vez importado o módulo todas suas funções passam a fazer parte do script importador, podendo ser chamadas e usadas normalmente.

Coleções de módulos são agrupadas num package. O mesmo import pode importar a coleção inteira numa só vez.

 


Quando escrevemos um programa uma série de coisas são assumidas sobre o meio ambiente onde ele vai rodar. Por exemplo ao baixar um arquivo pela internet assumimos que a url é correta e bem formada, que o site ainda existe e funciona, que a página html está lá e será encontrada, etc.

Na prática qualquer destas hipóteses pode falhar. O mesmo pode acontecer ao ler um arquivo que assumimos ser  codificado num dado padrão, mas que pode estar em outro resultando em leitura de lixo ou até travamento do programa.

Para gerenciar este tipo de problema existe o mecanismo de exception  (exceção) no Python. O programador que cria o acesso à internet ou cria o leitor de arquivos, ao encontrar uma situação como descrito cria um objeto exceção disponível para o usuário e lança um aviso de exceção, o que interrompe a execução do programa e volta a execução para o programa usuário.

Usando o comando try e seu par, except  é possível ler o objeto exceção lançado e tomar providências de acordo, por exemplo imprimir mensagem de anomalia.

 


Estes tópicos e ainda uma introdução à leitura de arquivos estão no novo notebook que disponibilizei aqui.

No comments:

Post a Comment