Friday, December 2, 2016

arquivos especiais, zip e pickle

Arquivos especiais - ZIP e pickle

Nesta lição vamos ver como manipular arquivos do tipo .zip.

Arquivos ZIP são containers, isto é, em vez de textos seu conteúdo são outros arquivos e/ou pastas com seus respectivos arquivos. Por esta razão na literatura arquivos ZIP são as vezes chamados de folders (pastas)

Mas a principal característica de arquivos ZIP é que os arquivos contidos neles estão comprimidos

Isto significa que ao inserir um arquivo X num arquivo ZIP, algoritmos sofisticados removem redundâncias no conteúdo de X, reduzindo o seu tamanho sem perder a informação original deste conteúdo. O arquivo original incluido dentro de um arquivo ZIP tem tamanho menor! (fora alguns casos especiais)

Com isto ganha-se tanto em espaço de memória poupado quanto em tempo de transmissão ou cópia do arquivo "zipado" (ZIP), comparado com transmitir seu conteúdo original.

Ao extrair os arquivos contidos num arquivo ZIP algoritmos são aplicados de modo a reconstituir perfeitamente seus conteúdos originais.



Outro tipo de arquivo especial do Python são os arquivos .pickle

Arquivos pickle são arquivos binários usados para armazenar objetos que estejam na memória de um programa Python em execução.  

Para nós basta saber usar este tipo de arquivo para guardar as estruturas de dados que já estudamos aqui: list, set, tuple e dict.

Durante a execução de um programa Python podemos abrir um arquivo pickle, recuperar  o seu conteúdo e sair usando a estrutura de dados correspondente do jeito como ela foi recuperada,.



 O notebook Jupyter correspondente a esta lição pode ser baixado aqui

Uma versão HTML encontra-se na barra de Recursos.

No comments:

Post a Comment